PUBLICAÇÃO

Fatores Associados à Qualidade de Vida e Estresse em Funcionários de uma Escola Pública no Brasil

Autores: Bhárbara Karolline Rodrigues Silva, Thaizi Campos Barbosa, Lígia da Silva Cantanhêde, Fernando Peixoto Rodrigues Quaresma, Erika da Silva Maciel

Resumo

Introdução: O estresse é um dos fatores responsáveis pelo adoecimento da população, uma vez que atinge todos os setores e classes tendo influência direta sobre a qualidade de vida. Objetivo: Analisar a percepção da qualidade de vida e estresse e a associação dessas variáveis, com nível de atividade física e a presença ou não de dor e/ou desconforto osteomuscular. Métodos: Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com funcionários de uma escola pública. Os instrumentos utilizados para avaliar as variáveis foram: IPAQ – Nível de Atividade Física para avaliar o nível de atividade física, em que classifca o indivíduo em muito ativo, ativo, insufcientemente ativo A e B, e sedentário; WHOQOL-Bref foi utilizado para avaliar a Percepção da Qualidade de Vida; o EPS-10 – Escala de Estresse Percebido para avaliar a percepção de estresse de cada indivíduo; Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares para avaliar a presença de dor e/ou desconforto. Para análise dos dados foi utilizado o Teste de correlação de Spearman, a análise estatística da associação entre as variáveis foi feita por meio do programa SPSS 21.0 Resultados: Participaram deste estudo 38 adultos, sendo 84,26% do sexo feminino. Em relação ao nível de atividade física, 55% foram classifcados como ativos e muito ativos. O estresse percebido obteve média de 17,65 e a percepção da qualidade de vida foi teve no domínio físico a melhor média. Em relação a presença de dor e/ou desconforto foi encontrado com maior frequência (39,50%) em nos ombros. Conclusão: A qualidade de vida está diretamente relacionada ao estresse percebido dos servidores, mostrando assim a necessidade de atitudes dos gestores a fm de melhorar as ações que possam colaborar com uma melhor qualidade no serviço prestado, que os professores diminuam a carga horária e
quantidade de turmas para lecionar.

Palavras-chave

Estresse percebido. Nível de atividade física. Qualidade de vida. Educadores
http://www.cpaqv.org/revista/CPAQV/ojs-2.3.7/index.php?journal=CPAQV&page=article&op=view&path%5B0%5D=187